Plantas de Futuro: Beleza e Sustentabilidade em Harmonia

Plantas de Futuro: Beleza e Sustentabilidade em Harmonia
Os ambientes urbanos contemporâneos apresentam uma série de desafios que condicionam a inserção e prosperidade de natureza nestes locais. Os elevados níveis de poluição são tóxicos, não só para nós, como para toda a fauna e flora existente. A alta densidade de concreto e asfalto criam ‘Ilhas de Calor Urbano’, sendo as elevadas temperaturas um fator de stress que limita o crescimento de plantas. As alterações climáticas refletem-se na ocorrência de fenómenos meteorológicos extremos. São estes alguns dos fatores que limitam a adaptação e longevidade das plantas à realidade urbana, que consequentemente afastam o ser humano da natureza.
Tendo como missão criar natureza em ambientes urbanos, a Diaplant foca-se em oferecer soluções altamente resilientes, para que a natureza não só prospere em ambiente urbano, como contribua para minimizar o impacto negativo da urbanização nos ecossistemas. Neste sentido, integramos na nossa produção uma vasta gama de espécies autóctones e variedades melhoradas para prosperarem perante o desafiante ambiente urbano contemporâneo e serem resilientes aos fatores de stress inerentes às alterações climáticas – as Plantas de Futuro. A nossa seleção de Plantas de Futuro é baseada em critérios definidos pela Diaplant, que estão discriminados neste artigo:
1. ADAPTABILIDADE ÀS CONDIÇÕES URBANAS – O critério principal da nossa seleção de Plantas de Futuro prende-se na adaptação às condições climatéricas, tipos de solo e disponibilidade de água locais. A compactação dos solos, consequente da pavimentação e tráfego constante de veículos, diminui a capacidade de retenção de água e nutrientes, restringe o desenvolvimento do sistema radicular e reduz a porosidade do solo, o que dificulta a respiração das raízes. Neste sentido, a tolerância a pavimentos e solos compactados é um fator que temos em conta na nossa seleção de Plantas de Futuro. A poluição dos solos, ar e água, inerente das atividades humanas, é tóxica para as plantas, podendo comprometer a sua saúde e longevidade em ambiente urbano. As nossas Plantas de futuro foram selecionadas pela sua tolerância à toxicidade causada pela poluição. Além do mais, estas espécies desempenham um papel significativo na mitigação dos efeitos da poluição em ambientes urbanos. Além da retenção de Dióxido de Carbono e libertação de Oxigénio, por fotossíntese, estas espécies têm a capacidade de absorver poluentes atmosféricos em suspensão. Exemplificando, espécies do género Quercus e Pinus absorvem Dióxido de Enxofre, e espécies do género Acer e Salix têm a capacidade de absorver Óxidos de Nitrogénio.
2. BAIXO CONSUMO DE ÁGUA – Em ambiente urbano, onde a água é um recurso precioso e muitas vezes escasso, deve ser privilegiado o uso de espécies que tenham menor necessidade hídrica. Neste sentido, a opção por Plantas de Futuro traduz-se numa redução significativa do consumo de água em jardins e áreas verdes. Sendo espécies altamente adaptadas às condições locais, a sua capacidade de captar a água local disponível e se autossustentar é muito superior à de espécies exóticas. Optar por Plantas de Futuro não só economiza recursos hídricos, como também reduz os custos associados à irrigação.
3. BAIXA MANUTENÇÃO – A plantação de espécies altamente adaptadas ao ambiente local traduz-se numa menor necessidade de manutenção. Por estarem naturalmente aclimatizadas aos nossos ecossistemas, Plantas de Futuro requerem menos cuidados de manutenção, em comparação com espécies exóticas. Por terem co-evoluído com pragas e agentes patogénicos locais, estas espécies desenvolveram uma maior resistência natural a estes fatores, pelo que têm uma necessidade reduzida de tratamentos químicos e outros métodos de controle de fito-doenças.
4. PROMOÇÃO DA BIODIVERSIDADE LOCAL – A maioria das espécies selecionadas pela Diaplant como Plantas de Futuro são espécies autóctones, pela sua elevada resiliência e capacidade de prosperar no seu ambiente nativo. Por serem espécies naturalmente inseridas nos nossos ecossistemas, as Plantas de Futuro atraem insetos polinizadores, pássaros e outros animais nativos, contribuindo para a restauração dos ecossistemas em ambiente urbano e para a conservação da fauna e flora locais.
Opte pela sustentabilidade e conheça a nossa gama de Plantas de Futuro, selecionando o filtro ‘Plantas de Futuro’ no nosso catálogo digital.